Food Truck – Uma Indústria Inovadora

Os Food Trucks são caminhões, vans, kombis e outros, equipados para preparar, cozinhar e servir uma grande variedade de alimentos. Uma indústria crescente em várias cidades do mundo. Uma indústria que cria oportunidades de negócios, gera empregos e propaga a cultura alimentar da região. Um Food Truck pode empregar entre 4 a 12 pessoas, entre motorista, cozinheiros, ajudantes e garçonetes. Tem um custo normalmente muito mais baixo que o de um restaurante convencional. Além disso, estimula também outros setores, como a venda e customização de veículos, seguros e produtores de alimentos locais. Continue lendo para saber como montar seu food truck.

O Food Truck pode ser uma opção acessível para quem é apaixonado por gastronomia e não tem condições de bancar a montagem de um restaurante tradicional. Outra vantagem é a mobilidade e o fato de que normalmente exploram um determinado nicho dentro da alimentação. Seu caminhão precisa tornar-se uma referência por servir uma iguaria específica deliciosa.

Segurança em um Food Truck

Segurança

Cuide da segurança desde o início. Um Food Truck precisa de um bom seguro. Não só porque é um veículo, mas também porque é um veículo com um nível de risco muito maior. Bujões de gás, fogões e fornos devem ser instalados de forma planejada, por técnicos especializados nesses equipamentos. Devem ser inspecionados pelo Corpo de Bombeiros e também por agentes da Secretaria de Saúde de sua cidade. Minimize ao máximo o risco de um acidente com seu Food Truck, tomando as precauções adequadas.

Lembre-se que o bem estar de seus funcionários e usuários estão em primeiro plano sempre. Mostre que se preocupa, que faz tudo que é necessário para melhorar a segurança e a integridade física de seus usuários. Isso é fundamental para construir relacionamentos duradouros. Uma rede de relacionamentos pessoais pode fazer toda a diferença ao longo da linha do tempo. O resultado desse cuidado é um movimento cada vez maior, em torno do seu Food Truck. O lucro vem junto com uma atividade bem planejada e cuidadosa, onde o ser  humano é o mais importante.

Benefícios Para a Comunidade

Benefícios Para a Comunidade

O seu Food Truck pode fornecer alimentação para vários bairros, além de poder viajar para locais onde a demanda por qualidade é mais alta. Promove a convivência entre as pessoas do bairro, que podem se encontrar, conversar e comer.  Food Trucks podem servir refeições sob encomenda ou sob demanda, com ingredientes frescos. Isso incentiva produtores locais, de uma forma mais saudável que os fast foods tracidionais. Iniciativas verdes, como a preparação de alimentos orgânicos e veganos, com foco na saúde das pessoas tem grande apelo atualmente.

Regulamentação do Seu Food Truck

Regulamentação

Ainda não existe uma norma a nível nacional, que regule a atividade dos Food Trucks. O empreendedor deve se informar sobre as normas municipais que vigoram em sua cidade. Averiguar quais as licenças necessárias para funcionar, antes de começar o seu investimento. É prudente que o empreendedor tenha uma experiência mínima na área da gastronomia, ou contrate pessoal qualificado para tal. O veículo em sí não basta, é necessário que haja um depósito e local de preparo para os alimentos.

Se o seu Food Truck estaciona em um local de grande fluxo, a geladeira de casa e a do carro não são suficientes  para abrigar os insumos necessários para atender a demanda. Além de entender um pouco de cozinha, o capital de giro é fundamental para a estabilidade do negócio. Informe-se sobre o calendário de eventos da sua região, para que possa estacionar o seu caminhão nos locais de grande fluxo de pessoas.

O Veículo Adequado

O Veículo Adequado

Defina a área gastronomica que irá atuar, para criar a identidade do seu Food Truck. Escolha o veículo adequado para sua atividade. Não adianta você querer  montar o seu negócio em um carro importado dos anos 1970 que não tem peças no Brasil e que poucos mecânicos estão disponíveis para fazer sua manutenção. Considere que seu veículo terá que rodar. Em algumas cidades os Food Trucks devem ser retirados dos locais de venda, durante determinada hora. Compare custos x benefícios dos veículos antes de optar pelo investimento x ou y. Em São Paulo, por exemplo, já existe uma regulamentação com relação aos veículos, que devem ter o comprimento máximo de 6,30 metros e largura máxima de 2,20 metros. Customize o seu veículo de acordo com o tipo de produto que irá comercializar. Um carro adaptado para servir hamburguers é diferente de um carro adaptado para servir bolos e tortas.

Qualidade dos Alimentos nos Food Trucks

Qualidade dos Alimentos

Identifique os lotes de alimentos adquiridos de seus fornecedores, para controlar a qualidade dos mesmos. Siga as normas sanitárias do município. Conheça os produtos de seus fornecedores, para informar ao usuário, caso seja necessário. Na maioria das cidades, é proibida a venda de bebidas alcóolicas em Food Trucks, confira a legislação de sua cidade.

Certifique-se que existe demanda para os seus produtos, fazendo uma pesquisa de mercado. Frequente os caminhões de alimentos, eventos, casamentos e festivais. Coma e converse com os proprietários, para se familiarizar com o negócio. Calcule o investimento e o retorno, observando o movimento de vários Food Trucks. Converse com quem já está no ramo há algum tempo. A melhor maneira de se aproximar, é consumir alimentos em outros caminhões.

Higiene do Seu Food Truck

Higiene

Seu caminhão deve ser super higiênico em todos os aspectos. Roupa de funcionários e atendentes limpas e trocadas diariamente. Mesas limpas e desinfetadas, veículo limpo e encerado. Alimentos acondicionados  e armazenados adequadamente, na temperatura certa. A pessoa que prepara e serve os alimentos não deve manipular dinheiro. Não permita que um funcionário doente prepare ou sirva alimentos em seu Food Truck. Cuide de seus funcionários e também de seus usuários.

Onde Estacionar Seu Food Truck

Onde Estacionar

Certifique-se de que você pode estacionar no local que pretende operar, para evitar multas. Em São Paulo, a licença se chama Termo de Permissão de Uso (TPU), essa licença é emitida para determinado bairro. A taxa é calculada por metro quadrado. As subprefeituras, ou prefeituras de bairros definem o número de carros que podem operar na área. O Food Truck pode ficar no mínimo 4 horas e no máximo 12 horas por dia no local de venda. O veículo deve ser recolhido após fechar suas portas.

Marketing Food Truck

Site e Marketing

Crie sua marca e o seu site. Defina a identidade visual e faça o envelopamento do veículo. Faça um plano de marketing, incluindo campanhas nas redes sociais. Lembre-se, hoje em dia, não é mais possível fazer marketing extensivo gratuito. Terá que reservar uma parte do investimento para as campanhas, visando trazer tráfego para o seu site e para suas redes sociais. Crie e nutra a fan page, informando seus seguidores, onde seu Food Truck estará estacionado.

Crie uma área onde as pessoas podem deixar comentários. Peça para que as pessoas que consomem alimentos em seu Food Truck deixem depoimentos no site. Tenha um site desenhado para mobile, que abre com facilidade em qualquer celular. Mais da metade da busca na internet já está sendo feita nos celulares.

Faça a captura de emails dos usuários na home do site, oferecendo algum tipo de desconto em troca. Um perfil no Facebook não vai fazer com que as pessoas façam fila em frente ao seu Food Truck. Seu Food Truck deve ter uma fan page e não um perfil. Além disso, o Facebook limita cada vez mais a possibilidade de seus usuários fazerem marketing gratuito. Faça uma campanha para a sua fan page, agregando seguidores da sua região, seus possíveis consumidores.

Como Construir Relacionamentos Para o Seu Food Truck

Construindo Relacionamentos

Destine uma verba mensal para o marketing. Faça seu marketing de forma planejada e constante. Não espere resultados imediatos. A era do “estou vendendo isso, me compra?” acabou. É necessário criar um relacionamento com seus usuários para que eles possam posteriormente consumir seus produtos. Mantenha seu site atualizado com conteúdos relevantes e úteis para seus usuários. Isso fará com que seu site tenha um melhor posicionamento na busca.

Programe a publicação de dicas e informações na fan page. Use hashtags nas palavras relacionadas com o seu negócio, para criar uma ligação com outros usuários que se interessam por isso. Construa o relacionamento com seus usuários, para que, quando você for estacionar em determinado local ou participar de algum evento, eles possam comparecer, quando convidados.

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