A história do aerógrafo remonta à era paleolítica, ou seja, mais de 10.000 anos atrás. Desenhos antigos, encontrados na península ibérica, retratam mãos, pintadas com pigmentos aplicados com a boca. A mão era usada como modelo e a tinta era pulverizada, com o auxílio de um osso oco ou caules de plantas. O aerógrafo é uma das ferramentas para arte mais antigas criadas pelo homem. Um tipo de protótipo do aerógrafo moderno.

As primeiras pinturas feitas com aerógrafo, são atribuídas a Frank Stanley, por volta de 1876. O joalheiro americano Ebner Piller, criou um tipo de aerógrafo, que usou para fazer muitas pinturas, em 1878. Patenteou a invenção, sendo considerado o designer que criou o aerógrafo moderno.

O pintor e inventor Charles Burdick, de Wisconsin, patenteou o primeiro aerógrafo em 1889. Em 1891 ele cria um novo e revolucionário aerógrafo de mistura interna, muito próximo do design dos aerógrafos atuais. Burdick, que era também relojoeiro, mudou-se para a Inglaterra em 1893 e patenteou o seu “Aerograph”. Mudou a história do aerógrafo. Sua empresa de relógios passou a se chamar “Aerograph Company”, prosperando com sua invenção.

história do aerógrafo paleolítico

Durante a Exposição Universal de 1893, que durou 6 meses, milhões de visitantes tiveram contato com o aerógrafo produzido pela Airbrush Manufacturing Company.  Os aerógrafos começaram a ser usados amplamente pela indústria de retoque de fotos.

Infelizmente os aerógrafos não eram populares entre os artistas, e as pinturas com aerógrafo não eram consideradas uma forma de arte. Man Ray, artista americano pesquisou os novos métodos mas não foi reconhecido. Organizou uma exposição em 1918 e foi acusado de tentar desvalorizar a arte, com o uso de uma máquina mecânica. Após esse evento, houve uma grande pausa na utilização do aerógrafo.

A história do aerógrafo seguiu entre os anos 1920 e 1960, com poucas inovações. Não haviam tintas adequadas e seu uso resumia-se a retoques em telas e fotografias. Em seguida, começou a ser usada por taxidermistas e na indústria têxtil, além da pintura de brinquedos.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This