Identificando e corrigindo vibrações das cordas do violão

Experimente tocar forte, digitando qualquer nota na escala, em qualquer corda do violão. Dependendo da intensidade desse toque, as cordas vibram, tocando no traste imediatamente após a casa, onde a nota foi digitada. Esse barulho desagradável é conhecido como trastejamento. O trastejamento pode ser provocado por vários fatores. Entre eles, os trastes desalinhados, altos, soltos ou vincados (trastes muito usados). Regulagem ruim do tirante (ou tensor), calibre inadequado das cordas, rastilho e pestana baixos, soltos ou quebrados e até cordas velhas e oxidadas.

Como cuidar do seu violão

Como corrigir o trastejamento

Faça inicialmente um exame, batendo com os dedos na caixa do violão, para se certificar de que não há alguma cinta ou peça solta dentro da caixa de ressonância. Faça o mesmo com o braço e a mão do instrumento. Verifique a pestana, o rastilho e a ponte. Caso seja um violão elétrico, verifique a parte elétrica dentro da caixa de ressonância.

Verifique então, a escala. Digite e toque as cordas, em cada casa, uma de cada vez. Identifique o trastejamento e marque as casas em que a ou as cordas trastejaram. Com uma régua de metal, faça uma checagem da escala. Coloque a régua sobre os trastes e veja em que ponto algum traste não toca a régua ou se existem trastes altos ou vincados.

Régua de metal para verificar os trastes do violão

Cordas novas e afinação

Se for necessário, faça o nivelamento dos trastes. Em nosso Curso de Manutenção de Guitarras, você pode aprender a fazer vários reparos no instrumento. Normalmente, uma regulagem no tirante resolve. Retire as cordas, faça a limpeza e o polimento com os produtos adequados. Pode usar cera Grand Prix ou polidores próprios que são encontrados em lojas de instrumentos musicais.

Violão limpo e polido, coloque as cordas novas e afine. Reafine até a afinação estacionar. As cordas levam um tempo, depois de afinadas, para estabilizarem. Quando o violão estiver com a afinação estável, verifique, digitando na primeira e última casa, a altura da corda, em relação à escala.

Porca de ajuste do tirante do violão

Ajustando o tirante

Se esse espaço entre a corda e o traste, for muito grande, de modo que comprometa a ação, você deve apertar a porca do tirante. Isso é feito usando uma chave Allen, que normalmente vem com o instrumento. Da mesma forma, se as cordas estão muito próximas da escala (o que também provoca o trastejamento), solte um pouco a porca do tirante. Dê um pequeno toque na porca, verifique, até que a altura e a ação estejam confortáveis.

Essa regulagem requer um pouco de sensibilidade e prática. Fazendo devagar, você vai acabar pegando o jeito. Isso pode evitar gastos. Principalmente porque precisará fazer isso de vez em quando, especialmente na época de mudança de cordas ou na mudança das estações. A madeira trabalha quando há variação de temperatura e umidade.

Como ajustar o rastilho do violão

Ajustando o contato do rastilho com o captador

Violão limpo e polido, cordas novas, escala ajustada. Você liga o instrumento no amplificador e o zumbido continua. Verifique o contato do captador, normalmente localizado abaixo do rastilho, na ponte do violão. Algumas vezes, é necessário colocar algo para calçar o rastilho, ou limar o rastilho para um contato mais uniforme com o captador.

Os rastilhos adequados são feitos de osso. Mas pode ser que o seu violão tenha um rastilho de madeira, material sintético ou até metal, em alguns violões. É possível encontrar também rastilhos de madrepérola e de marfim.. Caso seja necessário nivelar a parte do rastilho que toca o captador, dentro do sulco da ponte, faça isso de forma gradativa. Coloque uma lixa sobre a mesa e passe a parte de baixo do rastilho, uniformemente, sobre a lixa. Vá tirando aos poucos e testando, até conseguir eliminar o ruído. Se for preciso tirar muito material, o que pode acontecer se você for substituir o rastilho, faça isso de forma gradativa. Marque com um lápis a quantidade de material que terá que ser removida.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This