Adquirindo a Habilidade de Desenhar.

A habilidade no desenho, como muitas outras,  pode ser adquirida com a prática. Muitos dizem que não sabem desenhar, ou que  seus desenhos são horríveis. Grandes artistas começaram com desenhos ruins e foram aprimorando a técnica, aprendendo a desenhar com o passar do tempo.  Em algum ponto da jornada, surgirá a identidade de seu desenho. A parte técnica, nesse ponto, importa pouco. Essa identidade permite que você consiga fazer desenhos que são facilmente identificados como uma obra sua.

Um dos grandes motivadores, desde o início, é o desejo insaciável de desenhar, de dominar a técnica, de conseguir fazer desenhos que satisfaçam seu senso estético.  A repetição dos exercícios, a observação e a tentativa de representação acabam por te levar a produzir algo que tenha valor para si mesmo e para os outros.

Aprendendo a Desenhar Linhas

Você dedica-se a melhorar a sua técnica, com paixão, interesse, curiosidade e dedicação, apoiando seu processo de aprendizagem do desenho. Comece  desenhando objetos que estão a sua volta. Tente encaixar o objeto que pretende representar dentro de uma figura geométrica, esse é um ótimo começo. Praticando um pouco todos os dias, progressivamente se tornará um artista melhor, com representações mais criativas.

Aprendendo a Desenhar Naturalmente

Escolha temas simples, no início. Gradativamente, desenhe objetos mais complexos, até conseguir dar forma ao que seus olhos enxergam. Cada passo pode consumir algumas horas, dias, meses ou anos, depende do seu ritmo. Respeite seu ritmo, vá devagar sem esperar resultados rápidos. Esses resultados virão, dependendo do tempo que se dedicar à prática do desenho. Pratique estilos diferentes, até encontrar uma forma de representação que lhe satisfaça.

Aprendendo a Desenhar Círculos

Pegue papel e lápis. Não se preocupe muito com o material no início. Um lápis 2B e um papel sulfite comum são suficientes. Sente-se confortavelmente, retire todo pensamento destoante e concentre-se na sua tarefa. Comece desenhando formas geométricas simples, como um círculo. Um bom exercício e praticar círculos com um só traço, até que fiquem perfeitamente simétricos. Continue praticando os círculos no dia a dia, até que consiga desenhá-los com a forma perfeita. Isso é uma questão de tempo, basta praticar.

Geometria

Pratique as outras formas geométricas como triângulos, quadrados, cubos, octógonos e outros. Lembre-se que desenhar bem figuras geométricas à mão livre é o primeiro passo para desenhar bem qualquer coisa. Tudo na natureza se encaixa dentro de uma forma geométrica . As figuras geométricas são a base para qualquer esboço.

Observe que, com o passar do tempo, você dominará essas formas geométricas com traços rápidos. Observe objetos geométricos e tente reproduzir a luz e sombra que dão volume a eles.

Aprendendo a Desenhar Círculos Perfeitos

Pratique também o desenho da imaginação. Imagine um objeto qualquer e tente reproduzi-lo. Repita a tentativa várias vezes. Perceberá que seu desenho melhora cada vez  mais. Logo conseguirá produzir desenhos espontâneos, sem a necessidade de modelos. Observe a fonte de luz em relação ao objeto que está tentando representar, isso te dará uma melhor percepção de profundidade e contexto.

Pratique Com a Luz

Não existem regras rígidas, siga seus instintos e sua imaginação. Desenhe muito. Tente sombrear um círculo, com incidência de luzem vários ângulos. Faça exercícios, mudando a fonte de luz e a consequente projeção da sombra do objeto.  Note como os tons variam, de acordo com a quantidade de luz que incide sobre o objeto.

Aprendendo a Desenhar Formas Geométricas

Sua noção de espaço mudará com o tempo, também a relação entre os objetos em uma composição.  A perspectiva começará a ficar mais clara. Pratique vários desenhos dentro do papel, a partir de um ponto de fuga. Trace linhas do ponto de fuga até os extremos dos objetos.

Um bom desenho surge a partir de uma boa observação, considerando o espaço e a distância entre os objetos e o ponto de fuga. Quando menos esperar, estará conseguindo representar cenas complexas, com jogo de luz e sombra, perspectiva e profundidade.

Um Curso de Desenho bem elaborado, com os tópicos necessários para o aprendizado está disponível em nosso site. Clique no link para conhecer o programa.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This