Aprendendo a Regular Sua Guitarra Com Ação Ruim

Você não está satisfeito com a ação de sua guitarra. Ela não está pegando afinação ou as cordas estão muito altas. Está desconfortável para tocar e o som está ruim. Nesse post, aprendendo a regular sua guitarra, daremos as dicas de como você pode melhorar a ação de sua guitarra, fazendo uma regulagem básica. Confira nosso Curso de Mecânica de Guitarras, para aprender a trabalhar com lutheria profissional.

Tirante e Troca de Cordas

Na maioria das vezes, basta trocar as cordas e fazer um pequeno ajuste no tirante (ou tensor), que é a barra metálica que fica dentro do braço do instrumento, com uma ponteira em um dos extremos. No caso das Fender e modelos similares, esse parafuso fica depois da pestana, na mão, ou headstock.

Como Regular Sua Guitarra Fender Stratocaster

Normalmente, esse parafuso pode ser regulado com o auxílio de uma chave Allen, que já vem com o instrumento. Se o parafuso está muito apertado, a tendência é o braço ficar mais convexo, produzindo trastejamento. Isso pode ocorrer quando na troca de cordas, as cordas novas tem uma tensão ou calibre menor que as cordas velhas. Tipo, você estava usando cordas 0.10 e coloca cordas 0.8 ou 0.9.

Já o contrário, ou seja, se você estava com cordas leves e troca por cordas pesadas, a tensão das cordas irá puxar o braço, tornando a escala mais côncava. Cria-se um arco, que pode ser visualizado olhando a curvatura da escala em relação as cordas, do corpo para a mão do instrumento. Nesse caso, aperte o parafuso do tirante, devagar, até o braço chegar no lugar. Quando o tirante não pega mais regulagem, ou seja, quando torcido ou afrouxado o parafuso, a curvatura do braço não se altera, então é necessário levar o instrumento para um luthier especializado.

Como Verificar a Escala

Ajuste do Tirante

O tirante também pode ser ajustado da seguinte maneira: Prenda o capotraste na primeira casa da guitarra. Segure a 6ª corda (E) na casa 17. Faça a medição da altura das cordas em relação ao topo do traste. A altura padrão é 0.25 mm. Se a altura estiver maior que 0.25 mm, gire o parafuso do tirante em sentido horário. Se for menor, gire o parafuso do tirante em sentido anti-horário. Empunhe a guitarra, apontando o braço para frente, verifique o arco da escala em relação às cordas.

Altura das Cordas

Uma melhora na ação, pode ser feita, conferindo a medida entre a corda e o topo do traste, na 12ª casa. A medida para a 6ª corda (E) deve ser 2 mm e para a 1ª corda (E) deve ser 1,5 mm. As demais 1 mm a mais, da primeira para a sexta. Ou seja, a 2ª corda (B) deve estar a 1,6 mm do topo do traste e assim sucessivamente.

Regulando a Altura das Cordas

Essa regulagem da altura é feita através dos parafusos da ponte, girando os parafusos Allen que irão alterar a altura de cada corda, individualmente. Você pode se guiar pelas medidas mas o ideal é perceber se a corda soa bem e se a ação está leve.

Regulando as Oitavas

Use o afinador eletrônico e afine cada corda solta. Em seguida, digite a corda na 12ª casa e afine novamente. A oitava deve ser exata, sem variações na leitura do afinador eletrônico. Se houver diferença entre a nota da corda solta e a nota da mesma corda digitada na 12ª casa, gire o parafuso que regula o avanço e recuo do carrinho da ponte, até que a nota soe exata.

Altura dos Captadores

A altura exata dos captadores diminui ruídos e produz um som de melhor qualidade, com mais ganho. A medida padrão entre o ponto mais alto dos polos dos captadores e a parte inferior das cordas fica entre 2,5 e 3mm. Isso pode variar de guitarra para guitarra. Faça a regulagem de forma intuitiva, de modo que a corda não toque os polos dos captadores.

Como Verificar o Jack da Guitarra

Verificando o Jack

Um dos problemas mais frequentes na parte elétrica das guitarras ocorre no Jack, que é o local onde se conecta o cabo P10 que vem do amplificador. Normalmente o Jack fica frouxo e basta apertar a porca para que ele estabilize. Caso isso não ocorra, solte os parafusos que prendem o Jack ao corpo da guitarra e verifique se a haste interna está tocando e travando o plug P10 adequadamente. Se houver um contato frouxo entre essa haste e a cabeça do plug, aperte a haste para dentro do Jack, para que ela volte a travar, quando o cabo é inserido.

Se essas regulagens manuais não funcionarem, verifique se o problema não é com o cabo que está sendo usado. Muito comum o plug bater no chão quando o cabo é desconectado do Jack. Isso provoca a ruptura ou empeno do plug P10. Trocado o cabo, ainda persiste mal contato ou ruído,então o Jack deve ser substituído. Veja o post trocando o Jack, no site da Music Association.

Como Limpar Circuitos Elétricos

Circuitos Elétricos

Potenciômetros muito gastos também podem provocar ruídos ou mal contato. Nos modelos Fender, retire a placa do circuito stratocaster e aplique o limpa contatos dentro dos potenciômetros. Gire o botão várias vezes até o produto limpar totalmente a oxidação. Faça o mesmo com a chave seletora dos captadores. Depois da limpeza, se o ruído persistir, o potenciômetro deve ser substituído.

Limpeza da Escala

Faça uma limpeza na escala, usando uma escova de dentes macia e cera Grand Prix ou similar. Essa limpeza irá retirar as cracas que se acumulam nos vincos dos trastes e na casa. Sujeira também provoca ação ruim pois as cordas ficam presas nessa sujeira acumulada. Hidrate a escala com óleo de limão, depois da limpeza.

Como Nivelar os Trastes

Nivelamento dos Trastes

Verifique os trastes da sua guitarra. Veja se há trastes soltos, mais altos ou com vincos. Isso acontece depois de muito tempo de uso. Nos locais onde as notas são mais digitadas, surgem valas nos trastes. Caso você não tenha experiência ou não queira se arriscar a fazer o nivelamento dos trastes da sua guitarra, então deve levá-la para um luthier especializado.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This