Educação a distância (EAD)
A Educação a distância (EAD), uma tendência atual de ensino, começou a se desenvolver no século XIX. Era praticada por instituições para educação de pessoas que, por vários motivos, não podiam frequentar uma sala de aula.
O formato, também conhecido como e-learning, se encontra em franca evolução, incorporando tecnologias atuais. Essa tendência exige uma atualização constante por parte dos profissionais envolvidos. O EAD, de grande importância sociológica nos dias de hoje, permite o acesso à educação a uma ampla faixa da população, que por várias razões, como falta de tempo, distância, locomoção e condições financeiras, não podem estudar em uma instituição de ensino convencional.
Isso não diminui a responsabilidade da instituição virtual, que tem a missão de cativar e educar o aluno que se matricula em seus cursos, ou adquire seus infoprodutos.

Ensino a distância
Estudando em casa

Mercado
Para se ter uma idéia dos números, o mercado global de EAD faturou 107 bilhões dólares em 2015. O líder em taxa de crescimento é a Índia, com 55%, seguido da China, com 52% e Malásia, com 41%. O Brasil está em 7º lugar, com 26%. Segundo o CENSO EAD 2014, mais de 50% das instituições de ensino aumentaram seus investimentos no setor, em relação ao ano anterior.
A educação segmentada por nicho, especializada em determinados temas, é uma tendência em crescimento, praticada principalmente pelas instituições que ministram os Cursos Livres. Essa modalidade de ensino, trabalha com várias temáticas específicas, difundindo o conhecimento direcionado e objetivo. Abrange temas não disponibilizados pelas instituições de ensino convencionais, conhecimento prático e teórico de grande utilidade para atualização e enriquecimento curricular.

Certificados
É sabido que o MEC (Ministério da Educação) é o órgão que reconhece e valida diplomas de cursos superiores de graduação, pós e MBA, tanto para cursos presenciais, quanto para o EAD. É o MEC quem credencia, autoriza, reconhece, fiscaliza e atribui notas aos cursos, presenciais ou a distância.
Já os Cursos Livres, como os ofertados aqui no Portal Arte, são destinados ao conhecimento complementar, preparatórios e alternativos, não exigem certificação do MEC. Nos Cursos Livres, não existe obrigatoriedade de carga horária, podendo variar de horas até meses de duração. Não existem pré-requisitos para o aluno adquirir esses conhecimentos e o Portal Arte confere a certificação de conclusão do curso, sem a necessidade de qualquer órgão regulamentador.

Certificado
EAD e Infoproduto

EAD e Infoproduto
A diferença entre o EAD e um Infoproduto é tênue. A Educação à distância é uma alternativa para barreiras geográficas e temporais e é feita com o uso de tecnologias atuais, não perdendo qualidade quando comparada com o modelo convencional presencial. Essa metodologia sofre uma adaptação para o ambiente virtual de aprendizagem e beneficia o aluno que busca o ensino à distância como oportunidade para se qualificar, atualizar e adquirir seu certificado, estudando de forma mais livre, nos horários disponíveis, sem a obrigatoriedade de frequentar uma sala de aula.
O Infoproduto, ou Produto de Informação, é um produto digital que contém informações úteis e proporciona a transmissão de conhecimentos, em determinado formato virtual, sem a interação direta com o infoprodutor, que domina o conhecimento disponibilizado virtualmente. O infoprodutor é alguém que tem uma especialidade ou muita prática em determinado assunto, e nem sempre tem uma graduação, pós, MBA e doutorado na área do Infoproduto criado, não necessitando de embasamento teórico-científico.

Diferente das instituções convencionais de ensino, o conhecimento adquirido através do Infoproduto, pode não apresentar nenhum teste, prova ou diploma mas sim um certificado de aquisição dos cursos. Entre os formatos utilizados para compor os infoprodutos, estão os eBooks, áudios, videoaulas, textos, infográficos, sliders e outros. O objetivo do infoproduto é fornecer informações articuladas sobre determinado assunto  ou soluções específicas para resolução de determinado problema. Pode ser um pacote de informações que se complementam, disponibilizado de uma só vez para o aluno, que tem a opção de responder a um teste no final dos estudos para receber um certificado do curso.

e-learning
Infoproduto pack

Cursos Livres
Entre os desafios que encontramos na produção de nossos Cursos Livres, está a disponibilização de forma sintética, de informações ou conhecimentos ancestrais, oriundos de práticas já consolidadas por populações ou grupos étnicos, através do tempo. Isso é feito através de uma metodologia e um formato digital específico.
Ao adquirir um Curso Livre, o aluno deve avaliar quais os benefícios práticos e de mercado que o curso agrega e quão útil essa informação pode ser para suas necessidades no momento. Além do mais, o Certificado de Curso Livre pode ser usado em provas de títulos e atualização de conhecimentos, além de promover a melhora do desempenho. O conhecimento adquirido pode ser necessário para aplicação de alguma atividade profissional ou desejo pessoal, melhorando as chances do aluno no mercado de trabalho.
Entendemos que o relacionamento com o aluno é importante. Cativando e educando o aluno com conteúdos que levam em consideração a etapa em que ele se encontra, orientando o aprendizado e a descoberta, o reconhecimento do problema e sua solução.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This