Mestre do Aerógrafo
Phillip Castle é um ilustrador britânico, mais conhecido por suas criações em aerografia dos icônicos cartazes de Laranja Mecânica e Full Metal Jacket, de Stanley Kubrick. Produziu também cartazes para The Boyfriend de Ken Russell, Mars Attacks de Tim Burton e Goin South de Jack Nicholson. Em aerografia, pintou númeras capas de álbuns, incluindo David Bowie – Aladdin Sane; Pulp’s His ‘N’ Hers, Metronomy’s Night’s Out, Rolling Stones – It’s Only Rock ‘n’ Roll (But I Like It), Wings tour de Paul McCartney e The Cars. Inúmeros cartazes para campanhas publicitárias, capas de livros e ilustrações. Philip também desenhou cartazes para o Royal International Air Tattoo, realizado na RAF Fairford, em Gloucestershire no Reino Unido, para os eventos de 2008, 2009 e 2010.
Phillip Castle e Stanley Kubrick
Phillip Castle esteve envolvido em um projeto chamado NAM: Mídia, Cultura Popular e a Guerra do Vietnã. Esse trabalho fez parte do curso de mestrado de fotojornalismo e fotografia documental na London College of Communication. Usando os recursos do Stanley Kubrick Archive, realizada na universidade de Londres. Pesquisadores foram convidados a fazer ligações entre as imagens, a cultura popular, escrita e cinema, entre outros materiais. Uma tentativa de entender a Guerra do Vietnã no contexto da midia do campo de batalha.
“Eu já havia trabalhado com Stanley Kubrick em Laranja Mecânica e ele me perguntou se eu conhecia alguém que poderia fazer uma pintura como Saul Bass. Receber uma chamada do grande Stanley Kubrick é algo muito especial, então eu disse: Por que você não me deixa tentar? Sua primeira preocupação com o cartaz era a idéia de trabalhar em preto e branco. Ele me disse que qualquer um poderia fazer coisas boas usando as cores. Desenvolvi uma variedade de esboços a lápis até chegarmos a um consenso para o layout de Full Metal Jacket”
Full Metal Jacket
Phillip Castle desenvolveu o lay-out para Full Metal Jacket (1987), uma adaptação do romance de Gustave Hasford da Guerra do Vietnã, The Short Times. Foi filmado em uma fábrica de gás abandonada em Docklands – Londres. No elenco: Matthew Modine, Vincent D’Onofrio, Lee Ermey, Arliss Howard e Adam Baldwin.
“Stanley era muito profissional nas reuniões, só conversavamos sobre negócios. Tive várias idéias, mas não as coloquei até desenvolvê-las o suficiente antes de apresentar o projeto”.
“Os esboços iniciais para Clockwork Orange foram feitos no escuro. O chapeu coco do personagem Alex foi idéia de Kubrick. Eu o visitava e colocava os desenhos em sua frente, para discutirmos. Faria isso com qualquer cliente. Eu gosto disso, é ótimo mostrar o seu trabalho e obter os “oohs” e os “suspiros”. O processo é prolixo e trabalhoso. Viro noites desenhando e não gosto de lidar com a questão dos prazos”.
Fotografia x Design
“Eu tenho um Mac e eventualmente uso Photoshop. Existem diferenças entre o uso de um computador e meu trabalho com o aerógrafo. Meu olho e meu senso de design dentro de exigências específicas. Eu só não sou fluente o suficiente na produção de trabalhos no computador. A maioria dos cartazes de cinema são fotografias agora. Isso não faz muito sentido para mim. É uma pena, embora – grandes cartazes de filmes tenham sido ilustrados à mão, mas quando é uma fotografia os resultados são bem diferentes”.
“As pessoas que estão contratando hoje em dia trabalham em sua própria faixa etária. Não estão interessados em um velhote. Eu trabalho manualmente e eles pensam que eu sou um profissional caro.