Construção com Terra e Permacultura

A construção com terra, ou bioconstrução é um método natural de se construir, usado há milênios por muitos povos ao redor do mundo. Hoje, a bioconstrução é um dos tópicos da permacultura. Basicamente, é fazer sua casa usando materiais disponíveis na natureza, com um impacto ambiental mínimo. Caso queira se aprofundar e construir sua própria casa, conheça o programa do nosso Curso de Bioconstrução. Esse curso foi desenvolvido a partir da experiência adquirida com a Ecovila da Montanha.

O termo permacultura foi criado por Bill Mollison e David Holmgreen, dois australianos que fizeram a fusão de culturas ancestrais com tecnologias modernas. Basicamente é o design para áreas humanas sustentáveis e produtivas. O equilíbrio é possível quando esse design está em harmonia com a natureza.

Construção Com Terra Natural

Otimizando os Recursos

Um levantamento dos recursos pode ser feito na área a ser construída. Verificando o que há de materiais naturais disponíveis como madeira caída, pedras, areia, cascalho, bambu, palha de coqueiro, argila, capim, terra e outros. No design permacultural para a bioconstrução, depois desse levantamento, os recursos são retirados aos poucos, em locais diferentes, impactando o mínimo possível a área. Por exemplo, se você precisar de folhas secas, pegue um pouco de folhas em cada local da mata, de forma que a retirada desse recurso não altere o ciclo natural das árvores. Da mesma forma, pegue um pouco de pedras em cada local. Recolha a madeira caída, que apodrecerá no chão. Jamais corte árvores, a menos que tenha um programa de plantio e manejo estabelecido.

Construção Com Terra Usando o Cob

Construção Com Terra

A terra é um dos materiais mais usados, em toda a história do homem, para construção. Existem várias maneiras de se utilizar a terra, que pode ser estabilizada para compor paredes. Entre as várias técnicas com terra, está o Adobe, Cob, Cordwood, Solocimento e o Superadobe.

Na maioria das técnicas de construção com terra, pode ser feito um teste simples para avaliar a porcentagem de argila e areia. Aditivos estabilizadores, como palha, cal e baba de cacto são usados para melhorar a liga da mistura. Alguns usam ainda uma pequena parte de cimento (nunca mais que 10%).

Construção Com Tijolo de Adobe

Adobe

Os tijolos de adobe são feitos misturando a terra do subsolo com água e palha, até ficar na consistência certa para encher as formas. Esses tijolos são secos ao sol e posteriormente usados na montagem de paredes. Essa técnica é bastante usada por várias culturas. Foi desacreditada no Brasil, quando fez-se uma ligação com o aumento da doença de chagas e casas feitas de adobe. Normalmente construídas por populações carentes da área rural. Hoje em dia sabemos que o problema não é com o adobe e sim com as condições gerais em que essas populações vivem. Conheça outros formatos de tijolos ecológicos.

Como Amassar o Barro Para Construção Com Terra

Cob

Da mesma forma que o adobe, no cob a massa de terra é pisoteada com palha picada e algum aditivo estabilizante. A diferença é que a mistura recebe mais palha. Pequenas bolas dessa mistura são usadas para esculpir a parede. Normalmente as paredes em cob são mais largas. Quando o bloco de terra da parede seca, fica dura como uma rocha. Existem construções milenares feitas com essa técnica em vários lugares do mundo, incluindo mosteiros e castelos. A plasticidade proporcionada pela técnica faz da construção com cob uma verdadeira obra de arte.

Construção Com Terra Parede em Cordwood

Cordwood

Cordwood são tocos de madeira cortados do mesmo tamanho e assentados com massa a base de terra ou cimento. Esses tocos de madeira são usados como tijolos. Essa técnica ainda é usada em muitos países, para construção na área rural. Qualquer madeira pode ser reaproveitada e usada na técnica. O resultado estético é incrível. Restos de poda, madeira caída, lenha cortada e galhos mais finos podem ser aproveitados na construção natural utilizando a técnica do cordwood. Essa técnica é também conhecida como stackwall, em algumas regiões. Tocos de todas as espessuras são usados para compor a parede. É feito então um acabamento na massa entre os tocos. Isso produz um resultado visual único.

Construção de Parede de Solocimento

Solocimento

Técnica também conhecida como taipa de pilão, o solocimento pode ser produzido com qualquer tipo de terra, ligeiramente umedecida (farofa). Essa farofa é pilada dentro de uma forma. A parede normalmente é mais grossa que uma parede convencional. Alguns bioconstrutores usam 10% de cimento na mistura para maior rigidez do bloco depois de seco. O uso do cimento é opcional. A parede de solocimento, como nas outras técnicas com terra, não necessariamente precisa de reboco ou acabamento. Use diferentes tipos de terra, para um melhor resultado visual.

Construção de Casa em Superadobe

Superadobe

No superadobe, qualquer terra ligeiramente umedecida pode ser colocada dentro de sacos de ráfia. Os sacos são empilhados e pilados com um pilão feito de madeira. Uma linha de arame farpado é colocada entre as fileiras, para maior estabilidade da parede. Permite estruturas auto portantes, cilíndricas. Com essa técnica são construídos domos e cúpulas, muito comuns em áreas de comunidades alternativas, as ecovilas. A técnica foi desenvolvida para construção na lua, onde os recursos naturais que temos aqui não existem. O superadobe foi apresentado à Nasa, pelo arquiteto iraniano Nader Khalili.

Existem muitas outras técnicas de construção com terra. Esse conhecimento humano ancestral está sendo resgatado, com o desenvolvimento e popularização da permacultura. Os colombianos constroem inclusive telhados usando terra e baba de cactos. Essa técnica de fazer telhados chamada Calfetice, foi desenvolvida pelo engenheiro colombiano Luis Carlos Rios Gallego.

Construção Com Terra Pintando Com Tinta Natural

Tinta Natural

Na contrução com terra, as paredes podem ser pintadas de forma natural. Bastante econômica e ecológica, se comparada às tintas industrializadas, a tinta natural pode ser produzida misturando terra na cor escolhida com cola e pigmentos naturais. Como temos terras de várias cores, indo do branco ao negro, existe uma gama razoável de cores que podem ser produzidas. A terra é peneirada e coada. Entre os pigmentos naturais, está o sumo verde de plantas, rochas moídas e até pigmento xadrez industrializado. Outra vantagem da tinta natural é que ela não impermeabiliza a parede, permitindo trocas com o meio.

Construção Com Terra Como Fazer Mosaico

Mosaico

O mosaico pode ser usado para a construção de pisos, revestimento de paredes e produção de obras de arte. A técnica é antiga e foi muito usada na antiguidade. Uma das grandes vantagens dessa técnica é que os cacos de cerâmica e azulejos podem ser recolhidos sem custos, em lojas de construção. Esses cacos são aplicados com argamassa em pisos, paredes e piscinas. Pode ser colado com cola branca direto na madeira, para produção de painéis e tampos de mesa.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This